Com a chegada da terceira idade é preciso, mais que antes, dar uma atenção especial para a saúde. Uma boa maneira de fazer isso, é sempre realizar exames de rotina, só assim é possível detectar problemas precocemente.

Para obter as requisições é preciso de uma guia do médico. Ele quem vai examinar o paciente e decidir quais são os exames necessários, de acordo com a análise dele. Por isso, manter frequência nas consultas também se torna importante.

A saúde na terceira idade só é garantida com acompanhamento médico frequente. Sendo assim, saiba quais são os principais exames de rotina para idosos.

Hemograma completo
O exame de sangue é um dos mais comuns. Por meio dele é possível que diversas doenças sejam prevenidas, como anemia, infecções, doenças autoimunes, leucemia e muitas outras.
Além disso, outros exames podem ser realizados com a coleta do sangue, possibilitando a verificação de vitamina-D, albumina, que mostra a situação nutricional do idoso, TSH, que indica tireoide, transaminases, do fígado e da ureia e creatinina, referente aos rins.

Lipidograma
O teste permite que os médicos consigam ter acesso aos níveis de colesterol LDL, HDL, total e triglicerídios. O Lipidograma também consegue diagnosticar problemas cardiovasculares.

Glicemia
O teste glicêmico pode ser utilizado para prevenir a diabetes e também para controlar a taxa de açúcar no sangue daqueles que já desenvolveram a doença. Precocemente, ele possibilita que o paciente evite o problema por meio de dieta ou medicamentos.

Densitometria óssea
Esse exame é utilizado pelos especialistas para evitar que os pacientes desenvolvam osteoporose e fraturas.

Mamografia
A mamografia se faz necessária para mulheres idosas a cada dois anos. Mas antes mesmo de chegar à terceira idade, com 35 anos, já é necessário que a mulher fique atenta com essa situação.
Esse é um dos exames de mais importância para a população feminina, vendo que quanto antes a doença for descoberta, mais chances de ser curada.

Exames ginecológicos
Até os 70 anos é necessário que as mulheres realizem exames de toque ginecológico e papanicolau, com período anual, tendo ou não vida sexual ativa.

Exame de próstata
Com a chegada dos 50 anos é necessário que o público masculino faça anualmente o exame de próstata. Assim como a mamografia, esse exame pode prevenir o câncer, doença que se descoberta precocemente, ganha mais chances de cura.

Eletrocardiograma
Uma das principais causas de morte da população idosa são problemas cardíacos. Por isso, o eletrocardiograma é tão importante durante essa fase.

Teste de esforço
A prática de exercícios físicos é sempre indicada para que os idosos mantenham a saúde em dia, mas, para isso, é necessário que seja o teste de esforço seja realizado periodicamente.

Radiografia de tórax
Esse tipo de exame pode ajudar a descobrir desde uma pneumonia, que é uma doença bastante comum na terceira idade, quanto o câncer de pulmão, que pode se manifestar naqueles que fumam, por exemplo.

CategoriaGuias informativos

© 2019 - Lar dos Idosos by Desenvolvido por DROPNET