aposentadoria é algo esperado por muitas pessoas que após trabalharem um longo período da vida, querem aproveitar para descansar ou se ocupar com outros afazeres.

Mas acontece que por muitas vezes os idosos acabam se sentindo excluídos, isolados ou sem função alguma, o que é prejudicial à saúde, pois pode gerar diversos tipos de doenças, como a depressão. Por isso é importante ter cuidados e novos afazeres para manter-se ativo e de bem com a vida!

Por essa razão, não deixe de ler este conteúdo até o final para descobrir o que fazer após a aposentadoria.

Viaje

Com mais tempo livre, você terá a possibilidade de conhecer novos lugares, seja no Brasil ou no exterior. Dessa forma você pode ocupar um período da sua aposentadoria conhecendo cidades, países, pessoas, culturas e hábitos diferentes que podem agregar para sua vida e quem está ao seu redor.

Não esqueça dos exercícios

Ter hábitos saudáveis ao longo da vida, como praticar exercícios físicos e ter uma alimentação adequada, é fundamental para aproveitar a existência de maneira mais disposta, alegre, com qualidade e bem-estar.

Por isso, não caia no sedentarismo. Faça academia, ginástica, dança, yoga, natação ou mesmo uma caminhada que não exige tanto. Lembre-se: a sua saúde em primeiro lugar.

Que tal um livro?

Sim, sabemos que ler é importante e que isso deve ser feito durante toda a vida, mas aposentado (a) você terá mais tempo para ler e aprender sobre novos assuntos. Só que isso é o básico, agora vamos pensar, por que não escrever um livro seu então?

Esse pode ser um momento em que você irá recordar sobre acontecimentos ao longo da vida e pode colocá-los em livro para que outras pessoas leiam também. Ou mesmo escreva memórias ou um diário para familiares, como um neto ou filho.

Dessa forma você estará estimulando a memória, a escrita e a capacidade de colocar informações que podem ajudar pessoas da família.

Aposentadoria ou novo emprego? 

O empreendedorismo é a iniciativa de implementar novos negócios, e com as experiências adquiridas durante a vida, por que não ser dono do próprio negócio? Você pode fazer isso ou também trabalhar em outros lugares mesmo na aposentadoria, é o que muitos idosos fazem hoje em dia para ter uma renda e não sofrer financeiramente.

Aproveite

Por fim, mas não menos importante, aproveite! Estar aposentado não é sinônimo de invalidez, saia para passear com amigos, caminhem no parque, reúnam-se para conversar, tomar um café e não deixe se abater quando chegar nessa fase.

A vida está aí para ser vivida, então aproveite cada momento com quem você ama e não deixe de ser feliz.

Agora, conte para gente, o que achou das sugestões? Teria algo a acrescentar? Deixe um comentário abaixo e compartilhe o conteúdo para que mais pessoas leiam.

© 2019 - Lar dos Idosos by Desenvolvido por DROPNET