Desde criança somos ensinados sobre a importância de “brincar”. Na fase adulta, chamamos de momentos de lazer e diversão. As atividades recreativas são extremamente importantes para manter a mente sempre trabalhando e o corpo ativo. Além de, claro, nos trazer aquela sensação de felicidade, melhorando o humor e oferecendo melhor qualidade de vida.
Com os idosos não é diferente. As atividades de lazer são imprescindíveis para manter a mente em dia, melhorar a coordenação motora, a concentração, as capacidades cognitivas e a agilidade.
Mas o que poucas pessoas sabem, é que essas atividades são tão boas a ponto de ajudar a evitar problemas de saúde que nos assombram ao envelhecer.
As Casas de Repouso pelo mundo todo estão cada vez mais preocupadas com esse tipo de benefício para o idoso e oferecem aulas de artesanato, terapia ocupacional, atividades ao ar livre, etc., visando oferecer mais qualidade de vida ao idoso.
Cartas, bingo, musicoterapia, dança… todas essas são atividades recreativas que exercitam o cérebro e ainda promovem grande interação social entre as pessoas que residem em um lar para idosos e os seus cuidadores.
A seguir você confere as principais atividades que as Casas de Repouso oferecem.
Atividades recreativas mais comuns em Casas de Repouso
Musicoterapia
A música como terapia funciona como algo complementar, preventivo e reparador, uma vez que possibilita a demonstração e expressão de sentimentos, melhora o controle da dor, restaura o equilíbrio físico, psicológico e espiritual, acalma e traz um pouco de harmonia entre a mente e o corpo do idoso.
Quebra-Cabeças
Além de ocupar o tempo e ser divertido demais, montar um quebra-cabeças é uma boa forma de estimular oraciocínio lógico, a paciência, a concentração e a percepção. Este é um tipo de atividade que incentiva o idoso a se manter sempre atento a cada detalhe e perseverante de que irá conseguir terminar todo o quebra-cabeça.
Artesanato
Seja decorando objetos, pintando, desenhando ou criando escultura, as atividades artesanais são ótimas para a terceira idade. Proporcionam uma sensação de relaxamento e melhora as habilidades motoras e de coordenação.
Além disso, por meio dessas atividades os idosos também podem expressar seus sentimentos e se conhecerem melhor, algo muito importante no combate à solidão e depressão.
Culinária
É sempre bom aprender novas coisas, né? Com aulas de culinária, os idosos podem exercitar a memória e a atenção, fazendo seus pratos favoritos e depois os degustando.
Se a atividade é feita em grupo, ela também estimula a criação de novos laços afetivos, pois os idosos vão interagir entre si, trocar receitas e ajudar uns aos outros a executarem sua tarefa.
Todas essas atividades são essenciais para amenizar os efeitos causados pelo processo de envelhecimento. Elas geram momentos de descontração, descoberta e interação.
A falta de atividades “legais” e divertidas podem ser um fator de risco para a depressão e isolamento. Por isso que Casas de Repouso como a Morada do Sol, por exemplo, incluem tais tarefas na rotina diária dos idosos.

CategoriaGuias informativos
Escreva um comentário:

*

O seu endereço de email não será publicado.

© 2019 - Lar dos Idosos by Desenvolvido por DROPNET