O banho de sol está entre os cuidados fundamentais para se ter com idosos, isso porque o hábito pode trazer diversos benefícios para a saúde, não só de pessoas dessa faixa etária, mas também para crianças, adolescentes e adultos.  Além de ajudar na prevenção de doenças, os raios solares também auxiliam no tratamento daquelas que já existem. Ele também possui grande influência sobre as condições emocionais e psicológicas do ser humano.  Se absorvido em excesso pelo corpo, o benefício natural pode causar alguns danos graves à saúde como o câncer de pele, causado por muitas horas de exposição ao sol, ou aproveitado em horários errados.  Por isso, a recomendação é que o banho de sol seja realizado até as 10h ou após as 16h, com permanência máxima de 30 min, quatro vezes por semana. A regra deve ser aplicada especialmente para os idosos, vendo que possuem a pele mais sensível.

  • Principais vantagens da exposição ao sol:

***Aumento da produção de vitamina D

No caso de idosos acamados que não possuem a condição de explorar a parte externa, a vitamina D, responsável pela absorção de cálcio pelo organismo, pode ser adquirida por meio de alguns alimentos. Mas o ideal é que ela seja recebida de sua fonte natural, o sol.   Após os 60 anos, o organismo tende a diminuir naturalmente a produção da vitamina, por isso que doenças relacionadas aos ossos são mais frequentes na terceira idade.  Além disso, sua ausência afeta também a absorção de cálcio e órgãos vitais como os rins e o intestino, além de causar fadiga e dores musculares. Sendo assim, a radiação ultravioleta é a principal forma de ajudar o corpo.

***Produção de hormônios 

O banho de sol regular também contribui na regulação do Ciclo Circadiano, que é responsável pela percepção do corpo pelo dia e noite.  Regular esse ponto do organismo é muito importante, pois só assim é que as demais funções do corpo voltam a funcionar de forma adequada, incluindo a produção de diversos hormônios. Esse equilíbrio é capaz de  afetar positivamente o humor do idoso, colaborando até mesmo com sua socialização.

***Cuidados necessários ao tomar sol:

O excesso de vitamina D pode ser prejudicial para a saúde, levando a problemas como: Náuseas, vômito e perda de apetite;

Aumento do volume de urina;
Sede excessiva;
Fraqueza;
Nervosismo;
Hipertensão arterial.

***Não subestime o sol do inverno

Nesta estação do ano o sol aparenta ter uma intensidade mais fraca que o comum, mas mesmo assim é importante tomar os devidos cuidados com a pele e olhos durante a exposição.  O uso de filtro solar adequado para a idade e óculos com filtro ultravioleta é essencial para que o banho de sol só cause benefícios para o idoso.

CategoriaGuias informativos

© 2019 - Lar dos Idosos by Desenvolvido por DROPNET